Quinta, 17 de Abril de 2025
30°

Tempo limpo

Caruaru, PE

Internacional Internacional

Moscou retoma uma das últimas aldeias ocupadas pelos ucranianos em Kursk.

Moscou retoma uma das últimas aldeias ocupadas pelos ucranianos em Kursk.

08/04/2025 às 10h15
Por: Redação Fonte: Agência O Antagonista
Compartilhe:
Moscou retoma uma das últimas aldeias ocupadas pelos ucranianos em Kursk.

Moscou retoma uma das últimas aldeias ocupadas pelos ucranianos em Kursk.

 

O Ministério da Defesa em Moscou disse na terça-feira, 8 de abril, que os soldados “libertaram” a vila de Guewo.

O exército russo diz que recapturou uma das últimas aldeias ainda ocupadas pela Ucrânia na região de Kursk, no oeste da Rússia.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Ministério da Defesa em Moscou disse na terça-feira, 8 de abril, que os soldados “libertaram” a vila de Guewo, não muito longe da fronteira com a Ucrânia.

De acordo com especialistas militares russos, apenas duas aldeias fronteiriças estão agora sob o controle das forças armadas ucranianas.

No verão passado, o exército ucraniano lançou uma ofensiva na região fronteiriça de Kursk, inicialmente assumindo o controle de dezenas de vilas e centenas de quilômetros quadrados. No entanto, a Rússia afirma ter conseguido recapturar grandes partes dos territórios inicialmente ocupados por Kiev e empurrar os soldados ucranianos de volta para uma estreita faixa ao longo da fronteira.

No mês passado, a Rússia retomou o controle da cidade estrategicamente importante de Sudzha. Em seu discurso noturno em vídeo na segunda-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy confirmou pela primeira vez que tropas ucranianas seriam enviadas para a região russa de Belgorod, na fronteira com Kursk.

Continua após a publicidade
Anúncio

Zelensky confirma a implantação de tropas ucranianas na região russa de Belgorod

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou, pela primeira vez, o envio de tropas ucranianas para a região fronteiriça russa de Belgorod.

O Chefe do Estado-Maior, Oleksandr Syrskyy, informou-o sobre “nossa presença na região de Kursk e nossa presença na região de Belgorod”, disse Zelensky em seu discurso noturno em vídeo na noite de segunda-feira, 7 de abril.

A Ucrânia ocupa territórios na região russa de Kursk, na fronteira com Belgorod, desde agosto passado.

Os militares russos já haviam declarado em março que estavam expostos a ataques ucranianos em Belgorod.

O blog “DeepState”, próximo ao exército ucraniano, relatou que soldados ucranianos ocuparam 13 quilômetros quadrados de terra ao redor da vila de Demidovka, em Belgorod.

Em seu discurso em vídeo, Zelensky comentou ainda sobre as ações do exército ucraniano: “Continuamos a conduzir operações ativas nas áreas de fronteira em território inimigo, e isso é absolutamente correto — a guerra deve retornar para onde veio.”

O Chefe do Estado-Maior General Syrskyj relatou-lhe sobre as atividades militares “ao longo da fronteira, na chamada zona cinzenta e diretamente em território inimigo”

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.