Multa pode acirrar tensão com Trump
A ofensiva da União Europeia contra o X também pode esquentar o clima diplomático com os Estados Unidos, em especial com o governo de Donald Trump, já que Musk integra o círculo de conselheiros informais do republicano.
A investigação sobre o X começou em 2023. No ano passado, os reguladores europeus já haviam concluído, em parecer preliminar, que a empresa violou a legislação em vigor. O veredito final deve ser anunciado nos próximos meses, junto com a sanção oficial.
UE quer fazer do X um exemplo
Segundo o NYT, a intenção dos reguladores é transformar o X em um caso emblemático, para desestimular outras empresas de tecnologia a descumprirem a lei. Ainda há possibilidade de que a penalidade seja revista caso a plataforma aceite mudar suas práticas e atender às exigências da Comissão Europeia.
A postura da União Europeia contrasta com a de Musk, que acusa os europeus de impor censura. Em julho de 2024, após tomar conhecimento do parecer inicial da Comissão, o bilionário declarou que está “ansioso por uma batalha pública no tribunal”.
Regulação apertada
A Lei de Serviços Digitais foi criada para impor responsabilidades às chamadas “plataformas muito grandes”, como Google, Meta (Facebook, Instagram), TikTok e X, especialmente no combate à propagação de desinformação, discurso de ódio e conteúdo ilegal. O não cumprimento pode gerar multas de até 6% do faturamento anual global da empresa — o que explicaria a cifra bilionária cogitada para o X.