A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do estado, em João Pessoa, realizou nesta sexta-feira (4), um procedimento cirúrgico pediátrico para inserção de um tubo de alimentação conectado diretamente ao estômago. A paciente está internada na maternidade desde o nascimento, na Unidade Neonatal, e precisava do procedimento para poder receber alta hospitalar, uma vez que foi detectada a necessidade de nutrição por sonda.
De acordo com a diretora-geral da Maternidade Frei Damião, Marcela Tárcia, ampliar a variedade de procedimentos para os bebês que já se encontram sob os cuidados da unidade é uma forma de acolher as necessidades não apenas do paciente, mas também das famílias que estão acompanhando todo o processo. “Ao invés de fazermos a regulação desse paciente para outra unidade, onde ele passará por uma espera e um deslocamento que podem ser desfavoráveis para a evolução, entendemos que oferecer esses procedimentos de forma segura diretamente na maternidade é uma estratégia mais eficiente e muito mais vantajosa para o paciente”.
A paciente submetida ao procedimento tem pouco mais de 60 dias de vida e desde o nascimento está sendo acompanhada pelas equipes da Maternidade Frei Damião. De acordo com a cirurgiã pediátrica que realizou o procedimento, Roberta Lucena, a sonda ligada diretamente ao estômago é uma estratégia mais segura para pacientes pediátricos. “A sonda de gastrostomia permite a alimentação sem o risco de broncoaspiração ou pneumonia. Para pacientes que precisam desse suporte, acaba sendo mais seguro, principalmente quando consideramos a rotina dele em casa”, afirmou.
A cirurgia durou pouco mais de uma hora e foi acompanhada pelo anestesiologista pediátrico Daniel Dantas, que citou as vantagens de realizar esse procedimento dentro do mesmo serviço onde a criança está internada. “Além de garantir o acesso contínuo dos pacientes aos cuidados necessários, evitamos transportes externos, a criança continua dividindo o mesmo espaço com a mãe de forma mais próxima e a unidade pode dar essa retaguarda na continuidade do tratamento como um todo”, esclareceu.
Com o sucesso do procedimento, em breve, Leidiane finalmente poderá levar sua filha para casa. Um momento muito esperado nestes dois meses de internação. “Estou muito feliz por ela ter feito a cirurgia e ter dado tudo certo. Todo mundo está ansioso pra gente ir pra casa e agora os irmãozinhos vão poder ver a irmã pela primeira vez”, contou emocionada.
O procedimento - A gastrostomia é uma cirurgia de média complexidade, realizada por cirurgiões e que auxilia pacientes com dificuldade no processo de alimentação, criando uma ligação direta do estômago com o exterior. Ela é indicada principalmente para pessoas que necessitam de alimentação via sonda nasoenteral a longo prazo.