Uso de IA visa simplificar o processo de compras de transportadoras
Com uso de inteligência artificial, empresa consegue mapear as necessidades de compradores, orçar com mais de 30 fornecedores e apresentar as duas ...
02/04/2025 às 18h01
Por: RedaçãoFonte: Agência Dino
Compartilhe:
Nelson Antonie/UOL
O trabalho de um comprador é, muitas vezes, complexo. Ele precisa entender as necessidades da companhia, realizar análises de fornecedores, apresentar projetos, participar de reuniões, analisar orçamentos, discutir cotações, fechar negociações e realizar a análise jurídica e financeira das prestadoras de serviços escolhidas. Além disso, deve cuidar de toda a parte documental, realizar pagamentos, acompanhar e garantir a entrega dos ativos. Todas essas etapas exigem dias de trabalho, consomem recursos e aumentam os custos operacionais da empresa.Com o intuito de reduzir esses custos e melhorar a eficiência no setor de compras, a empresa Implementados desenvolveu uma solução que utiliza inteligência artificial (IA) para transformar dias de trabalho em poucos cliques."Tempo é o ativo mais escasso das corporações e, em uma realidade econômica desafiadora, economizar recursos é a maior demanda que recebemos de nossos clientes. Ser um comprador profissional exige tempo, conhecimento do produto e uma extensa rede de contatos. Pensando nisso, nosso desafio foi criar a melhor ferramenta de compras para as transportadoras, treinando a inteligência artificial para analisar, em minutos, as melhores oportunidades de compra que tragam vantagens para nossos clientes", argumenta João Guilherme Beraldini, CEO da Implementados.
Continua após a publicidade
Uma pesquisa recente realizada pelo SETCESP projetou um crescimento expressivo no setor de transporte, questão diretamente relacionada a compra de novos equipamentos como caminhões e implementos rodoviários, representando uma parte significativa desses recursos conquistados. Nesse cenário, a inteligência artificial busca descentralizar o processo de compras e promover um livre mercado digital, onde as características reais e o custo do produto se sobrepõem aos investimentos em marketing. Essa nova tendência projeta uma possível liberdade de escolha e acelera o processo de compras, reduzindo o tempo de dias e longas negociações para apenas alguns minutos, desde o registro da demanda até a apresentação das propostas vencedoras."Nossa visão de mercado é mostrar que, quando treinada corretamente, a inteligência artificial se torna uma poderosa aliada, facilitando e acelerando o trabalho dos bons profissionais, que agora não são mais influenciados por vendedores habilidosos, mas pelas reais especificações dos produtos, anulando riscos e promovendo maior satisfação", afirma Beraldini.
Continua após a publicidade
Com mais de 13 anos de experiência como comprador, Lucas, da Construtec, compartilha suas experiências sobre os avanços da tecnologia no setor."O mercado está em uma mudança significativa, já é necessário entender sobre novas modificações na combustão dos caminhões, nos materiais sustentáveis dos implementos e nas inúmeras tecnologias embarcadas para nosso setor, e somar IA no processo de compra é uma vantagem econômica muito forte, visto que reduzimos drasticamente o tempo de busca e negociação com fornecedores", explica.Para Vitória Amorim, diretora de marketing da Implementados, a junção da tecnologia com o processo tradicional de comprar e vender é um caminho sem volta, que se tornará cada vez mais dinâmico e habitual."Hoje, as pessoas já utilizam ferramentas digitais em suas rotinas. Cardápios físicos foram rapidamente substituídos por aplicativos, táxis deram lugar a plataformas digitais que popularizaram o serviço entre todas as camadas sociais, e as televisões, que eram grandes, agora encolheram para as telas dos smartphones com o advento dos streamings. Nesse movimento, nossos esforços de marca buscam demonstrar a facilidade do uso da inteligência artificial para analisar, mapear, comparar e escolher a melhor opção para as empresas".
"Acreditamos que, com o tempo, a tecnologia será como uma balança, ajudando as transportadoras a ponderar suas demandas e escolher onde adquirir seus ativos. Nosso foco é atingir tanto grandes quanto pequenas empresas, promovendo uma ação inversa que contribua para o crescimento do setor de transportes e para melhorias em toda a categoria", afirma Amorim.Beraldini conclui que os avanços tecnológicos estão modificando o setor de transportes do país, mas resta saber se, com o tempo, essas mudanças serão mais rápidas do que o esperado, dado o progresso que tem sido adiado há mais de 30 anos. Site: https://www.implementados.com.br/
Para conhecer mais sobre a Implementados, basta acessar seu Instagram
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.