Quarta, 02 de Abril de 2025
26°

Chuvas esparsas

Caruaru, PE

Internacional Internacional

Deportações nos EUA atingem marca histórica.

Deportações nos EUA atingem marca histórica.

01/04/2025 às 06h21
Por: Redação Fonte: Agência O Antagonista
Compartilhe:
Deportações nos EUA atingem marca histórica.

Deportações nos EUA atingem marca histórica.

 

Mais de 100 mil imigrantes ilegais foram expulsos desde janeiro; suspeitos de crimes graves foram entregues a prisão em El Salvador.

Desde janeiro, os Estados Unidos deportaram mais de 100 mil imigrantes ilegais, segundo fontes do Departamento de Segurança Interna citadas pelo jornal New York Post. A operação ocorre no contexto de uma nova política migratória que ampliou os poderes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) e restringiu drasticamente a concessão de asilo a quem cruza a fronteira de forma irregular.

Continua após a publicidade
Anúncio

nova diretriz entrou em vigor no dia 20 de janeiro. Desde então, foram realizadas 113 mil prisões de imigrantes em situação irregular. Desses, mais de 100 mil já foram deportados, a maioria para o México.

Os dados oficiais com o perfil detalhado dos deportados, como nacionalidade e antecedentes criminais, ainda não foram divulgados, mas autoridades afirmam que muitos deles são membros de gangues ou possuem histórico de crimes violentos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em um episódio recente, 17 suspeitos de integrar as facções Tren de Aragua e MS-13 foram enviados sob custódia para o presídio conhecido como Centro de Confinamento do Terrorismo, em El Salvador. Os detidos chegaram algemados e escoltados por militares norte-americanos.

O número de travessias ilegais na fronteira com o México despencou para menos de 7 mil em março, uma queda de 94% em relação ao mesmo mês do ano passado. Fontes do Departamento de Segurança afirmam que este é o menor patamar desde 1968. Os setores de San Diego e El Paso concentram a maior parte das entradas irregulares.

Agentes de fronteira relataram que os migrantes “agora temem as consequências”, e todos que são detidos passam a cumprir pena, ainda que breve, antes de serem expulsos do país.

A capacidade de detenção do ICE está no limite, e o governo federal solicitou ao Congresso verbas adicionais para ampliar o número de vagas nos centros de detenção.

Nos bastidores, há um esforço concentrado do governo para desmantelar organizações criminosas estrangeiras com atuação nos Estados Unidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.