A Secretaria de Políticas para as Mulheres de Caruaru recebeu, nesta segunda-feira (04), a visita de representantes do Ministério da Mulher. Rosane da Silva, secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, e Neuza Tito, diretora de Segurança de Trabalho e Renda, vieram a Caruaru para conhecer o projeto da lavanderia pública municipal, atualmente em fase de construção no bairro Luiz Bezerra Torres.
A iniciativa, que ocupará um espaço de mais de 1.400 metros quadrados, contará com equipamentos industriais automatizados. Além de oferecer serviços de lavanderia à comunidade, o projeto visa capacitar as mulheres da região, permitindo que se profissionalizem sem precisar se deslocar para longe de suas residências.
Durante a visita, a secretária de Políticas para as Mulheres de Caruaru, Luana Marabuco, e as representantes do Ministério discutiram possíveis apoios e parcerias para fortalecer a construção de políticas públicas voltadas às mulheres de Caruaru. Essa cooperação poderá viabilizar a replicação de iniciativas inovadoras, como a lavanderia, em outras localidades do país.
“A lavanderia pública municipal é mais um exemplo de como Caruaru está empenhada em promover a autonomia econômica das mulheres e ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Receber, mais uma vez, o Ministério da Mulher para apresentar nossos equipamentos e o trabalho que desenvolvemos é, além de uma grande alegria, a confirmação de que estamos no caminho certo”, destaca Luana Marabuco.
As representantes também visitaram o Centro de Qualificação Profissional, localizado na Rua Silvino Macedo, inaugurado em fevereiro deste ano, com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. No local, Rosane e Neuza tiveram a oportunidade de conhecer os cursos e formações oferecidos às mulheres da cidade, além de acompanhar um trecho de uma aula de sanfona.
Sensação
Vento
Umidade