Aumento dos juros contribuiu para queda.
O índice de Confiança do Comércio (ICOM) do FGV IBRE caiu 2,4 pontos em março para 83,1 pontos, menor nível desde de março 2021 (73,8 pontos). Em médias móveis trimestrais houve queda de 3,0 pontos, para 86,0 pontos.
“A confiança do comércio volta a cair em março, encerrando o primeiro trimestre em queda e com níveis próximos ao observado na pandemia. O resultado negativo continua sendo disseminado entre as principais atividades e nos horizontes temporais pesquisados. A piora nas avaliações sobre a demanda no momento presente parecem ter influência da queda na confiança dos consumidores e da aceleração da inflação. Nesse mesmo sentido, as perspectivas de continuidade do cenário macroeconômico desafiador, não parecem sugerir reversão desse cenário no médio prazo. A continuidade do aumento dos juros, pressão inflacionária e maior cautela dos consumidores devem continuar contribuindo para o nível mais baixo da confiança do varejo”, afirma Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.
Em março, a queda da confiança ocorreu em quatro dos seis principais segmentos do setor e influenciado principalmente pelas avaliações sobre as expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 0,4 ponto, para 88,1 pontos, menor nível desde fevereiro de 2022 (87,9 pontos). O quesito que influenciou a queda do ISA-COM foi o que mede as avaliações sobre a situação atual dos negócios, variando negativamente em 1,9 pontos, para 85,5 pontos. No sentido contrário, o indicador que avalia o volume de demanda atual cresceu 1,0 ponto, para 90,8 pontos.
O Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 4,4 pontos, para 78,8 pontos, com os quesitos que o compõem apresentando resultados na mesma direção: o indicador que mede as perspectivas de vendas nos próximos três meses recuou 6,9 pontos, para 76,8 pontos, enquanto o que avalia as expectativas sobre a tendência dos negócios nos próximos seis meses recuou em 1,8 pontos, para 81,5 pontos, sendo esta a quinta queda consecutiva.
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