Terça, 01 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Cidades Petrolina - PE

“É a Cara da Gente”: tema do São João de Petrolina destaca cultura e jeito petrolinense de viver

O São João de Petrolina, uma das festas mais tradicionais do interior de Pernambuco, chega em 2025 com uma proposta ainda mais forte de celebrar e ...

28/03/2025 às 17h22
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE

O São João de Petrolina, uma das festas mais tradicionais do interior de Pernambuco, chega em 2025 com uma proposta ainda mais forte de celebrar e reforçar a identidade cultural da região. O evento mais aguardado da cidade, não só pelas atrações que se apresentam no palco da festa, mas pela emoção que o período promove. Com o tema “É a Cara da Gente”, o evento traz um toque especial ao sentimento de pertencimento da população local, valorizando suas raízes, hábitos, economia e a cultura genuína que faz do São João da cidade uma das mais autênticas do Nordeste e a maior do Brasil.

A ideia é dar luz a tudo que envolve o período junino e o impacto que a tradicional festa traz para a capital do Sertão do São Francisco. O evento ganha vida nas roupas produzidas pelas costureiras, ganha sabor em cada alimento vendido pelos ambulantes e se renova em memórias afetivas criadas no interior com a família, na casa dos pais ou no apartamento alugado com os amigos. Com isso, a proposta traz à tona a riqueza cultural, diversidade e o jeitinho do povo petrolinense de viver.

Um dos filhos de Petrolina que irá ser evidenciado na divulgação do ciclo junino é o artista Geraldo Azevedo, que atingiu em 2025 a marca dos 80 anos. A Prefeitura tem homenageado o artista desde fevereiro e ao longo de todo o ano celebrará a vida e a obra do cantor que também virou a cara da gente petrolinense.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para mostrar ao público todos os aspectos da importância social, econômica e cultural do São João para a população da região, a Secretaria de Comunicação desenvolverá vídeos, campanha publicitária, e diversos materiais de divulgação ao longo dos próximos meses. A proposta é valorizar a identidade, a autoestima petrolinense e ao mesmo tempo demonstrar o impacto que a festa propicia para todos os setores econômicos e culturais.

No lançamento do ciclo junino, no dia 24 de março, a festa contou com a presença de artistas consagrados nacional e regionalmente, a exemplo de cantores com raízes no Vale do São Francisco, como Iguinho & Lulinha, Tarcisio do Acordeon, Keu Dantas, Elisson Castro, Vitor Fernandes e Anny Barbi. A festa ainda contou com Marcynho Sensação, Desejo de Menina, Fabinho Testado e Guilherme Ferri. Toda a programação levará ao palco cerca de 100 artistas locais, nacionais e internacionais nos três meses de eventos culturais, que iniciam na Exporajada, no dia 25 de abril, e encerram com a tradicional Missa do Vaqueiro, em 29 de junho.

Continua após a publicidade
Anúncio

O evento, que promete atrair milhares de turistas, será um palco para que todos possam viver a experiência única de um São João cheio de cor, música e emoção, onde o clima de pertencimento será sentido a cada passo, a cada risada e a cada acorde de sanfona. O São João de Petrolina de 2025 é mais do que uma festa, é uma reafirmação da força cultural do povo nordestino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.