A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) participou nesta quinta-feira, 27, da reunião da Câmara Técnica de Petróleo e Gás (CTGás) da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar). Além de acompanhar a programação, a pasta foi representada durante o painel de apresentação do Sergipe Águas Profundas (Seap).
Junto à Abar, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) assumiu a coordenação do evento. Durante o encontro, foi destacada a excelência técnica do estado na regulamentação do setor de gás natural do Brasil, posicionando Sergipe como referência nacional.
O secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, dividiu o segundo painel da tarde com os gerentes da Petrobras, Alvaro Japiassu (Gás e Energia) e João Carlos de Araújo Moreira Neto (Implantação de Projetos); a superintendente interina de Desenvolvimento e Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Maíra Bonafé; e o coordenador geral de Monitoramento de Política Setorial do Ministério de Minas e Energia (MME), Maurício Abi-Chahin, sob mediação de Douglas Costa, da Agrese.
“O projeto Sergipe Águas Profundas é um sonho de todos os sergipanos. Ele vem constando nos planos quinquenais da Petrobras, e deverá trazer uma transformação econômica a Sergipe, tanto em investimentos quanto em empregos e royalties. Para esse novo momento, precisamos ter maior competitividade do gás em relação a outros combustíveis para viabilizar diversos setores industriais que não consomem o gás hoje porque o preço não permite. Para isso, precisamos revisar os contratos de distribuição e dinamizar o transporte, processamento e escoamento”, afirmou Marcelo Menezes.
Programação
Após a abertura e o painel sobre o Seap, a reunião da CTGás incluiu o lançamento do livro ‘Transporte Dutoviário de Gás Natural’, a apresentação do Plano Indicativo de Gasodutos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a apresentação do Hub Sergipe pela Eneva. O evento contou com a participação do senador sergipano Laércio Oliveira; do presidente da Agrese, Hamilton Santana; do presidente da Abar, Vinícius Benevides; e do coordenador da CTGás, Vladimir Paschoal, entre outras lideranças.