Cidades Rio Preto - SP
Bem-estar Animal fará palestras em escolas da rede municipal
Trabalho com Secretaria de Educação possibilita conversa sobre adoção responsável
27/03/2025 17h39
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

Parceria inédita entre as secretarias do Bem-estar Animal e de Educação de São José do Rio Preto vai promover palestras e encontros nas escolas da rede pública municipal. Reunião para alinhamento da ação foi feita na manhã desta quinta-feira, 27/3, na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença de gestores de ambas as pastas.

A secretária do Bem-estar Animal, Tamires Afonso, explanou o projeto de levar informação sobre adoção responsável, bem-estar animal e maus-tratos para os alunos das escolas municipais, desde a educação infantil até o ensino fundamental 1 e 2.

 “Para as crianças mais novas, a ideia é fazer algo mais lúdico, teatralizado. Levar uns filhotes para que elas possam interagir e saber sobre os cuidados básicos relativos aos pets. Para os alunos do Ensino Fundamental 2, podemos abordar as questões relativas aos maus-tratos e a Teoria do Link, abordagem que estuda a relação entre maus-tratos a animais e violência contra pessoas. É um trabalho preventivo, de conscientização, para que, em médio e longo prazos, possamos diminuir o número de casos de maus-tratos e abandono”, explica Tamires. Desde o início do ano, as equipes já visitaram mais de 870 locais por causa de denúncias de maus-tratos.

Escolas-piloto

Ficou definido que o projeto será implementado em três escolas-piloto — uma de Educação Infantil; outra de Ensino Fundamental 1 e, por fim, na de Ensino Fundamental 2. 

“Vamos entrar em período avaliativo e, na segunda quinzena de abril, apresentaremos o projeto para as equipes gestoras e professores dessas escolas”, informa Joana Inês Novaes, assistente de programas e projetos da Secretaria de Educação. Participaram da reunião Taciana Destefani, assistente de programas e projetos Ensino Fundamental 1 e 2, Rubia Cumba Pires, gerente Ensino Fundamental 1 e 2, Anne Martinez Franco, gerente Educação Infantil, e a professora formadora na área de Ciências da Natureza, Ayla de Oliveira.

As escolas-piloto são as do Núcleo Santa Catarina - Escola Municipal Rita Mendes Mambreu, de Educação Infantil, e Escola Municipal Professora Iêda de Seixas Souza, de Ensino Fundamental 1 -; e a Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Ensino Fundamental 2.