O secretário de Trânsito e Transportes de São José do Rio Preto, Major Pinha, e o inspetor de posturas Marcelo Amaral participam do 120º Fórum Nacional de Secretário e Dirigentes de Mobilidade Urbana, realizado em Curitiba-PR, nos dias 26 de 27 de março.
Com mais de 200 gestores de todo o Brasil, o evento pauta inovações e desafios relacionados ao futuro do transporte e do trânsito nas cidades.
“Sustentabilidade é a tônica das soluções discutidas, com a eletrificação da frota do transporte público no centro da política pública”, pontua o gestor.
Pinha comenta que, embora irreversível, a mudança requer planejamento de médio e longo prazo. “Os ônibus elétricos custam três vezes mais que os movidos a diesel e exigem condições de carregamento, ainda muito restritas para a demanda”, completa.
Para ele, a grande importância da discussão é sinalizar uma “mudança de chave” no modelo adotado atualmente no País.
Organizado pela ANTP e a Urbs, o evento teve debates sobre as mudanças previstas na Política Nacional de Mobilidade Urbana, modelos de aquisição de ônibus, andamento do PAC de Mobilidade, segurança no trânsito, fiscalização eletrônica de velocidade e o papel das escolas públicas de trânsito e o risco relacionado à autorização de serviço de mototáxi nas cidades.
Mín. 19° Máx. 30°