Operação militar de busca e resgate está em andamento desde terça, depois que soldados e seu veículo desapareceram no campo de treinamento.
VÍLNIUS (Reuters) – Uma busca por quatro soldados norte-americanos continuou na Lituânia depois que um veículo foi encontrado submerso em uma área de treinamento, informou o Exército dos EUA nesta quarta-feira.
“O veículo blindado de recuperação M88 Hercules que os quatro soldados americanos desaparecidos estavam operando durante um exercício de treinamento foi localizado na Lituânia”, informou em comunicado.
A operação militar de busca e resgate está em andamento desde terça-feira, depois que os soldados e seu veículo desapareceram no campo de treinamento de Pabrade, a cerca de 15 quilômetros de Belarus.
Batalhões de soldados dos EUA estão baseados no acampamento militar desde 2019, em revezamento. O Ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Kestutis Budrys, disse na terça-feira ao Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que seu país está pronto para receber mais tropas dos EUA.
Em uma visita a Varsóvia mais cedo nesta quarta-feira, o Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte, disse que os soldados estavam mortos, mas que ele não tinha detalhes. Um porta-voz da Otan afirmou mais tarde que Rutte não estava confirmando o destino dos desaparecidos, que é desconhecido.
A ministra da Defesa da Lituânia, Dovile Sakaliene, que visitou o local de treinamento na noite desta quarta-feira, disse que nenhum corpo foi encontrado.
“É por isso que seria errado dizer que os soldados estão mortos”, disse ela aos repórteres.
Esperava-se que a busca continuasse durante a noite, disseram os exércitos dos EUA e da Lituânia. O chefe da Defesa lituano, Raimundas Vaiksnoras, disse que os socorristas estão investigando o quão rápido o local pantanoso pode ser drenado.
“Vocês todos sabem o quão importante é a presença das tropas dos EUA na Lituânia. Os soldados deles são como nossos soldados para nós. Então não poupamos esforços para encontrá-los”, disse Vaiksnoras.
A Lituânia iniciou uma investigação sobre o desaparecimento dos soldados.
Os soldados, todos da 1ª Brigada, 3ª Divisão de Infantaria, estavam realizando treinamento tático programado no momento do incidente, disse o Exército dos EUA anteriormente.
O Exército dos EUA afirmou ainda que está mantendo as famílias dos soldados informadas sobre os esforços de busca.
“A missão de busca e resgate em Pabrade para soldados americanos desaparecidos continua. Até que sejam encontrados — mantendo a esperança, apoiando suas famílias, irmãos de armas e todos aqueles que estão lá fora procurando”, postou o presidente lituano Gitanas Nauseda nas redes sociais.
Mín. 19° Máx. 30°