A comunidade da zona de Norte de Aracaju aproveitou a presença da equipe da CIN Inclusiva Itinerante no Espaço Cuidar, localizado no bairro Bugio, para emitir seu documento nacional de identidade ao longo desta quarta-feira, 26. A iniciativa integra as ações de fortalecimento da cidadania da população idosa e com deficiência da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic).
“Com a CIN Itinerante, estamos viabilizando que mais sergipanos tenham acesso a um documento necessário para o ingresso delas às políticas públicas. A equipe da CIN Inclusiva, com a unidade móvel, vai até locais que reúne um público diversificado e que atende ao nosso recorte de pessoas com deficiência, idosos, pacientes em tratamento oncológicos, autistas e pessoas com fibromialgia a conseguirem um atendimento humanizado”, declara a secretária da pasta, Érica Mitidieri.
No Centro de Inclusão e Cidadania – Espaço Cuidar, a comunidade do Bugio e bairros vizinhos atenderam o convite da Seasic e logo nas primeiras horas da manhã já estavam com os documentos em mãos para serem atendidos.
A senhora Rose Mary Freire da Silva, diagnosticada com fibromialgia, relatou que soube da presença da CIN Inclusiva por amigos e buscou chegar cedo para garantir a sua carteira de identidade. “Que atendimento maravilhoso. Fui muito bem recebida e com todo cuidado. Como uma pessoa com fibromialgia, a equipe foi acolhedora com as minhas dores e realizaram o meu atendimento respeitando meus limites. Eles são excelentes”, conta.
O Espaço Cuidar Bugio está localizado numa região de fácil acesso aos bairros circunvizinhos e recebeu, novamente, a caravana da CIN Itinerante, que, desta vez, mobilizou um número maior de pessoas a buscarem o serviço. “Encontrar a casa cheia é uma evidência de que o povo está cada vez mais inteirado das ações da Seasic. É bom retornar aos locais que estivemos em 2024 e ver novas pessoas interessadas em ter o seu documento de identificação atualizado”, afirma a coordenadora do posto da CIN da Seasic, Amanda Laís.
Posto de atendimento
A sede da Seasic conta com um posto fixo com atendimento inclusivo para emissão da CIN. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na sede da pasta, localizada na Av. Hermes Fontes, 2120, no bairro Luzia. Para emitir o documento, é necessário estar com o CPF e a certidão de nascimento ou outras certidões, caso a pessoa seja casada, divorciada ou viúva.
Mín. 19° Máx. 30°