A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) informa que, a partir desta segunda-feira (04), passa a seguir o novo esquema de reforço da vacina contra a poliomielite, que previne a paralisia infantil. A alteração é do Ministério da Saúde, para todo o Brasil. Sendo assim, as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, para crianças de um ano e três meses e 4 anos de idade, vai ser substituída por uma dose única da vacina inativada poliomielite (VIP), que é a injetável.
Vale ressaltar que a mudança afeta apenas a dose de reforço, seguindo o mesmo esquema vacinal, sendo a 1ª dose aos 2 meses, a 2ª dose aos 4 meses e a 3ª dose aos 6 meses. Todas elas já eram doses aplicáveis. Com a mudança, a dose de reforço será somente aos 15 meses e também passa a ser injetável.
Ainda de acordo com a secretaria, a orientação do Ministério da Saúde segue critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacinação e recomendações internacionais.
Em Caruaru, o novo esquema de reforço da vacina contra a poliomielite, já está sendo realizado nas 67 salas de vacina do município. “Estamos com nosso estoque regular e recebendo os pais para seguir com o novo esquema vacinal. Na dúvida, eles podem nos procurar munidos da caderneta de vacinação para que a gente possa fazer a avaliação e identificar se a criança necessita realmente fazer ou não o reforço”, destacou a enfermeira do PNI em Caruaru, Monnyque Marques.
Para vacinar os pequenos, é preciso levar o CPF ou Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Zona Urbana, das 8h às 16h, e na Zona Rural, das 8h às 15h, de acordo com o cronograma de cada unidade.
Sobre a poliomielite
A pólio é uma doença considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. O último caso no Brasil ocorreu em 1989, sendo que em 1994 houve certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.
Contudo, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas. Isso, portanto, inclui principalmente as cidades mais populosas.
Sensação
Vento
Umidade