A Defesa Civil de Candeias se reuniu, nesta terça-feira (25/03), no Paço Municipal, para apresentar o Plano de Contingência e alinhar as ações preventivas destinadas à Operação Chuva 2025.
A reunião contou com a presença do prefeito Eriton Ramos e dos secretários das pastas envolvidas na Coordenação Executiva da Operação, e teve como foco articular e desenvolver estratégias para a atuação efetiva dos órgãos competentes, quando da necessidade de resposta frente a situação de emergência, a exemplo das ocasionadas no último domingo (23).
Iniciativas como monitoramento e cobertura de áreas de riscos, limpeza de córregos, identificação de famílias com o perfil para o recebimento de benefícios eventuais, como aluguel social, entrega de cestas básicas, vacinação, saúde, abrigos, estão entre as ações no plano de contingência apresentados durante a reunião.
Ao detalhar as ações da Operação Chuva, Ademar Cerqueira, técnico da Defesa Civil, explicou que está dividida em duas etapas de atuação: a preventiva, realizada ao longo do ano e intensificada em março, e a emergencial, entre abril e junho, quando são aplicados protocolos de monitoramento e resposta a situações de risco e prevenção de desastres.
Como parte da etapa preparatória, foram realizados entre janeiro e março deste ano, limpeza de canais e córregos (macrodrenagem), manutenção preventiva da rede de microdrenagem, especialmente a limpeza de bueiros do sistema de águas pluviais, poda de árvores, remoção de materiais de construção e resíduos de obras dispostos indevidamente nas vias públicas.
“O foco da gente é salvaguardar as vidas, no domingo choveu 76 mm, aproximadamente 20 milhões de litros de água, mas as ações preventivas fizeram com que os desastres causados fossem minimizados, no entanto, o trabalho continua, com todas as secretarias envolvidas para que a cidade esteja preparada para o período chuvoso que enfrentamos entre abril e junho”, alertou o prefeito Eriton.
Estiveram presentes na reunião Joelma Aneide (Chefe de Gabinete), Adejair Estevam (Sec. de Ordem Pública), Alan Cássio (Sec. de Manutenção), Ruy Barbosa (Obras), Jackson (Superintendente de Ordem Pública), Abdoral Júnior (Subsecretário de Ordem Pública), Rivas Tertuliano (Sec. de Esporte) e representantes de Mobilidade Urbana e Sustentabilidade e Resiliência.
Mín. 19° Máx. 28°