A partir deste mês, o SeMAE instituirá uma nova faixa de tarifa social para favorecer a população mais vulnerável de São José do Rio Preto. Com essa medida, o benefício, que atualmente atende mais de 7 mil famílias, passará a alcançar automaticamente mais 17 mil novos lares, mais que dobrando o número de beneficiados.
Agora, o SeMAE contará com duas faixas de tarifa social:
Tarifa Social Federal: Atende à legislação nacional, concedendo 50% de desconto nas contas de água para quem está inscrito no Cadastro Único da Assistência Social.
Tarifa Social Municipal: Criada especificamente para o município, prevê aproximadamente 70% de desconto, oferecendo condições ainda mais vantajosas para famílias que se enquadrem nos critérios de vulnerabilidade social estabelecidos.
Os interessados em mais informações podem procurar o atendimento ao público do órgão no Poupa Tempo, Prefeitura Regional Norte, Schmitt ou pelos canais eletrônicos da Autarquia.
Os descontos aplicados serão automáticos para os cadastrados no Cadastro Único. Já a tarifa social municipal, que oferece um desconto maior, exige solicitação e está disponível para aqueles que atenderem a uma das seguintes condições:
Em 2024, São José do Rio Preto conquistou a segunda posição no Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil, reforçando seu compromisso com a universalização dos serviços de água e esgoto. A cidade atingiu 100% de abastecimento de água e altos índices de coleta e tratamento de esgoto, resultados que refletem o trabalho sério do SeMAE e a dedicação de seus servidores.
A nova faixa da tarifa social reforça o compromisso da gestão municipal em garantir acesso à água tratada para as famílias que mais precisam.