Educação Educação
Encontro de escolas focalizadas reúne gestores escolares e da Seduc para debater equidade
A Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta segunda e terça-feira (17 e 18), o evento “Escolas Focalizadas – Aprendizagem com Equidade”, com o ...
18/03/2025 13h51
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta segunda e terça-feira (17 e 18), o evento “Escolas Focalizadas – Aprendizagem com Equidade”, com o objetivo de avançar na proposição de ideias que levem à diminuição das desigualdades educacionais e à recomposição dos saberes entre os estudantes. O encontro, que ocorre em Fortaleza, conta com a presença de diretores e coordenadores das 150 unidades de ensino com maior matrícula da rede estadual.

Também participam gestores e técnicos das Regionais, além da secretária da Educação, Eliana Estrela; e dos secretários executivos do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira; de Planejamento e Gestão Interna, Iran da Silva; e de Gestão da Rede Escolar, Ciza Viana.

A programação compreende palestras e oficinas, que possibilitam momentos de escuta, reflexão e correção de rota, tendo como ponto central o papel da gestão escolar na qualidade do ensino.

Eliana Estrela valoriza a oportunidade do encontro. “É por meio do diálogo, da troca de experiências e do planejamento conjunto que conseguimos identificar desafios e implementar estratégias eficazes para garantir que todos os estudantes, independentemente do contexto, tenham acesso a uma educação de qualidade. Nosso compromisso é oferecer o suporte necessário para que cada escola possa avançar e proporcionar um aprendizado significativo para os alunos”, destaca.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Jucineide Fernandes observa que o grupo de escolas envolvidas na ação apresenta realidade complexa, por terem as maiores matrículas, e que o evento ocorrer nesta época do ano é oportuno para auxiliar no planejamento. “A gente está trabalhando de acordo uma política nacional de recomposição das aprendizagens, estabelecida em decreto. Nós já temos um processo de recomposição na rede, mas convidamos esses gestores para refletirem sobre os planos de ação para o ano letivo de 2025, considerando a perspectiva da garantia das aprendizagens essenciais. É também um momento que a Seduc escuta as escolas com relação às suas demandas, em busca de contribuir para que alcancem as suas metas, de forma corresponsabilizada”, explica.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Helder Nogueira avalia a ocasião como decisiva para traçar estratégias de apoio às unidades de ensino. “Estas 150 escolas representam 40% da nossa matrícula na rede. Nós queremos que aqueles alunos que historicamente ficam para trás em termos de aprendizagem, possam avançar. Queremos conquistar bons resultados educacionais de aprendizagem, seja nas avaliações externas, como a do Saeb, seja no cotidiano de cada comunidade escolar, em que o estudante, ao aprender mais, sente-se parte do mundo contemporâneo, sente-se o construtor de seu mundo, de sua família e de sua escola”, enfatiza.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Deputado Paulo Benevides, em Fortaleza, Socorro Lima, analisa que o encontro possibilita uma experiência rica aos participantes, que poderão encontrar soluções para os desafios da gestão.

“O fato de ter diretores e coordenadores participando dessa criação e dessas discussões, com certeza, dá-lhes mais empoderamento. A gente vai levar o que foi discutido aqui para dentro de cada escola, adaptando às necessidades de cada região e de cada estudante. Hoje eu tenho 1.060 alunos matriculados em 30 turmas. Portanto, o tema desse encontro é tão pertinente”, considera.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Glaystone Robson Silva, diretor da EEMTI Ricardo de Sousa Neves, no município de Marco, compartilha da ideia de que o evento cria espaços para a troca de ideias positivas para o desenvolvimento da educação. “Aqui juntamos colegas de diversas regiões, cada um trazendo seu ponto de vista, e a gente vai pegando o que há de melhor. Na nossa escola, temos um acesso muito livre à coordenação da Crede, que está sempre solícita às nossas necessidades, e o mesmo ocorre com a gestão da Seduc, o que contribui bastante para o crescimento da escola. Hoje temos quase 800 alunos”, expõe.