A Vila Criativa está de volta para mais uma edição especial, desta vez no dia 19 de março, como parte da programação oficial de aniversário do município, dentro da ação “CAPIARTE”. Idealizada pelo Núcleo de Economia Criativa da Acirp, a Vila Criativa visa promover um ambiente colaborativo e sustentável entre os segmentos criativos de São José do Rio Preto, além de valorizar produtos e serviços desenvolvidos a partir da criatividade, gerando oportunidades de renda e negócios para os empreendedores locais.
“Estamos falando de um trabalho conjunto que envolve a Prefeitura de Rio Preto, a Acirp e os profissionais. Sabemos que o setor de artes e artesanato movimenta 3% do PIB em todo o Brasil. Um setor econômico tão importante precisa contar com o apoio permanente do Poder Público”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Mario Welber .
Nesta edição, os empreendedores criativos da Acirp somam forças à Arnap e ao grupo Mãos Femininas, reunindo 105 artesãos na maior Feira de Artesanato já realizada em Rio Preto, que contará com a participação de profissionais de diversos segmentos do artesanato e de manualidades. Serão apresentados produtos autorais feitos à mão, utilizando materiais variados, como tecido, corda, pedraria, madeira, palha, argila, entre outros.
“As Feiras de Artesanato são um espaço essencial para estimular a economia criativa, pois fomentam o fortalecimento de redes de contato e a troca de experiências entre os empreendedores. Esse ambiente colaborativo potencializa a inovação e a geração de negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor na cidade. Certamente, a Feira feita a tantas mãos proporcionará um ambiente propício à exposição e comercialização de produtos totalmente personalizados, fomentando a cadeia da economia criativa em Rio Preto”, comenta o presidente da Acirp, Jean Daher.
A feira vai acontecer às margens do Lago 1 da Represa Municipal — em frente à Swift —, no dia 19/3, das 16h às 22h.