O Procon de Rio Preto alerta os consumidores sobre seus direitos e cuidados essenciais durante a Semana do Consumidor, período em que o comércio costuma intensificar promoções. A orientação principal é pesquisar preços antes de comprar, verificar a política de troca e ficar atento a possíveis propagandas enganosas.
"Fique atento. Além de fazer pesquisa de preços, observe a política de troca da empresa e cuidado com propagandas enganosas", ressalta o diretor do Procon, Fernando Papa. Ele reforça ainda a importância de exigir a nota fiscal. "Caso o produto apresente defeito, o comerciante tem 30 dias para oferecer uma solução. Se isso não acontecer, o consumidor pode exigir a troca, o dinheiro de volta ou um abatimento proporcional do preço", explica.
No caso de produtos essenciais, como geladeira e fogão, o prazo de 30 dias não se aplica – a troca deve ser imediata. "Outra questão importante é o direito de arrependimento para compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet ou telefone. Nesses casos, o consumidor pode desistir da compra em até sete dias", acrescenta Papa.
Para marcar o Dia do Consumidor, celebrado em 15/3, o Procon Móvel presta atendimento neste sábado na praça Rui Barbosa, das 9h às 12h, registrando reclamações e esclarecendo dúvidas sobre direitos do consumidor. A unidade itinerante teve uma semana especial, com expediente todos os dias na praça, desde a última segunda-feira, 10/3.
Além dessa ação, o Procon Móvel segue com a programação durante o mês, passando pela UBS Caic/Cristo Rei no dia 28/3 e pela Feira do Solo Sagrado no dia 30/3. Toda a programação faz parte do calendário "Março é Rio Preto", que reúne centenas de atividades em comemoração aos 173 anos da cidade.
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